Home

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Super Mario 64

Na primeira série de posts sobre games do blog, vamos ter que voltar alguns anos no tempo. Para quem nasceu em uma época em que a disputa pelo melhor console é bipolar (Playstation Vs Xbox), é difícil imaginar que a Nintendo já foi uma linha cobiçada de console. No início da minha infância, eu e  meus primos nos reuníamos em volta de uma TV e jogávamos Nintendo 64! Sim, nintendo! Era uma época em que existia locadoras de fitas para o nintendo, e nós alugávamos toda semana algum jogo. A linha do Mario (Mario Kart, Mario Tênis, Mario tudo) foi muito alugada por nós. 


O Super Mario 64, nós tinhamos, e nossa.... que jogo! Super Mario 64 foi o carro chefe da nintendo na época, e tinha vário motivos para ser. O jogo foi o primeiro relacionado ao Mario a ser 3D, e com essa simples mudança substituiu os clássicos obstáculos lineares pelos vastos mundos tridimensionais. Além de ter uma câmera que girava em torno do Mario aproximando e afastando, e ainda tinha em alguns casos a opção de primeira pessoa (GTA V não parece tão inovador agora não é mesmo? Brincadeira)

O jogo começa quando a princesa Peach convida Mario para comer um bolo. Quando ele chega no castelo descobre que Bowser chegou lá, e seus monstros roubaram as 120 estrelas mágicas do castelo e as esconderam em quadros.

O objetivo do jogo é coletar as estrelas para conseguir libertar a princesa. Elas eram ganhas depois de se explorar uma fase ou cumprir tarefas especiais. Eram o total de 120 estrelas, sendo apenas 70 necessária para chegar ao final do jogo. Para conseguir essas estrelas, você tinha que explorar cada fase ao máximo, pois cada uma delas tinham várias estrelas para serem ganhas (a de derrotar o chefão da fase, de coletar todas as moedas e assim por diante). As fases eram espalhadas por todo o castelo da princesa Peach, em quadros, esconderijos e lugares estratégicos, e cada fase era um mundo completo e podiam ser exploradas de diversas formas.

Em relação a movimentação do personagem, Mario que era e é característico por seus saltos, sofre acréssimos nesse movimento. No Super Mario 64, o encanador é capaz de realizar Salto comum, Salto duplo, salto triplo, salto reverso, salto mortal, salto em distância, ground pound (esmagar o chão) e pular em uma parede e usá-la como impulso para pular novamente, subindo ainda mais alto. E ainda tem os movimentos de ataque como soco, sequência de socos, pontapé, rasteira, deslizar e voadora. Além desse movimentos, Mario ainda podia contar com algumas ajudas quando se destruía determinados blocos. O Bloco Amarelo por exemplo, podia fornecer diversos itens valiosos como: moedas, cascos Koopa e até estrelas. O Bloco Vermelho fornecia o Wing Cap, o chapéu alado que permitia o Mario a voar. O Bloco Verde dava  a habilidade de um corpo metálico ao Mario, o que faz com que ele fique invencível podendo destruir os inimigos com um simples toque e permitia andar embaixo da água sem perda de energia. Por fim o Bloco Azul fazia o Mario ficar transparente e o torna imune a golpes de inimigos e também possa atravessar determinadas grades e paredes.






Em sua época de ouro Super Mario 64 ganhou diversos prêmios e honras de "Jogo do Ano".

3 comentários:

  1. Nossa! como é bom voltar aos velhos tempo eu lembro das fitas adorava jogar super mario.
    Bons tempos.

    http://pardedoiis.blogspot.com.br/2015/06/vao-ao-banheiro-juntas-para.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ter mais posts sobre os jogos do nintendo 64, siga o blog para ficar sabendo quando :)

      Excluir